Manutenção Predial Preventiva
A manutenção predial preventiva é fixada pela NBR 5674/1999, que orienta a organização do sistema de manutenção em edificações.
A manutenção predial preventiva envolve atividades que objetivam conservar a capacidade funcional de um edifício e das suas partes constituintes. É extremamente importante para atender as necessidades dos usuários e mantê-los seguros. O plano de manutenção predial preventiva ocorre por meio de uma inspeção que analisa todos os parâmetros técnicos que podem assegurar um resultado satisfatório. Por isto, deve ser realizado pelos profissionais da AFX Brasil que possuem capacidade de considerar as especificações do construtor, fabricante e fornecedor.
A manutenção predial preventiva também deve ser realizada pelo zelador como analisar trincas, fissuras, interfones, extintores, laje, antena coletiva, caixa-d’agua, etc. Porém existem instalações que só podem ser analisadas por profissionais habilitados como as elétricas por exemplo.
Todas as ações da manutenção predial preventiva devem estar em um cronograma realizado pelo administrador do condomínio, se baseando no manual de operação, uso e manutenção de edificações (NBR 14037/1998) entregue pela construtora.
Mais sobre a manutenção predial preventiva
A manutenção predial preventiva deve envolver qualquer tipo de serviço que corrija ou previna a perca de rendimento decorrente da utilização ou da deteriorização dos componentes do edifício. Alguns dos principais serviços são:
- Lavagem da fachada periodicamente (3 em 3 anos);
- Inspecionar áreas comuns como jardins, salão de festas, sauna, playground e piscinas;
- Analisar instalações elétricas (conexões e estado dos contatos elétricos e os seus componentes);
- Analisar a cobertura como as fixações, vedações e componentes de forma anual;
- Inspecionar os equipamentos e sistemas de segurança;
- Analisar as instalações de gás;
- Inspecionar os elevadores e a sala da máquina e também as instalações elétricas relacionada ao mesmo;
- Inspecionar instalações hidráulicas como caixas de passagem de esgoto e gordura, caixa d’agua, infiltrações e bombas.
A periodicidade de cada etapa e ser realizada varia de acordo com a sua natureza. Existem verificações diárias, semanais, quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais, anuais e assim por diante.
O jardim é um bom exemplo. Todo dia deve-se verificar se existe a presença de plantas, pragas, o volume de água. E a cada 15 dias deve ser realizada a manutenção do mesmo e mensalmente a adubação.
Assim como nesta parte do condomínio, outras instalações necessitam da manutenção predial preventiva de forma periódica.
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo pelo telefone (11) 4116-6464 e tire todas as suas dúvidas agora mesmo.